segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto Brinquedos Feitos com Material Reciclado


APRESENTAÇÃO:

Este projeto tem como objetivo resgatar o interesse pela confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis, o que era feito pelos pais e avós dos alunos, quando não havia a facilidade existente hoje para comprar brinquedos.

     DESENVOLVIMENTO:

            Primeira etapa, levar as crianças para o laboratório de informática, para uma pesquisa sobre os brinquedos utilizados em outros tempos, como eram feitos, quem fazia e outros.
            Segunda etapa, pedir para as crianças conversarem com seus pais e avós, para saber como brincavam, com o que brincavam e como eram feitos os seus brinquedos.
            Terceira etapa, arrecadar material reciclável e incentivar a imaginação das crianças para criarem seus próprios brinquedos, como seus pais faziam.
            Quarta etapa, realizar brincadeiras, utilizando os brinquedos criados pelas crianças.
            Quinta etapa, levar as crianças novamente ao laboratório de informática para que elaborem textos explicando como fizeram seu brinquedo e o que sentiram ao realizarem esta tarefa.

     RESULTADOS:
           
Os resultados obtidos foram ótimos.
            As crianças fizeram várias pesquisas em diversos sites, procurando por brinquedos diversos. Com estas pesquisas, descobriram como criá-los e colocaram em prática suas idéias.
            Criaram jardins e casas de bonecas, carrinhos, bilboquês, vai-e-vem, 5 Marias, telefone sem fio e outros.
            Com esta atividade, eles descobriram que na maioria das vezes a criação do brinquedo torna-se mais divertida do que a própria brincadeira em si e que não é necessária muita coisa para poder brincar e ser feliz.

FOTOS DO PROJETO
           
Pesquisando na internet.





Confeccionando os brinquedos.




Brinquedos prontos.








Hora de brincar.



Confecção dos cartazes do projeto.



Registrando o que foi feito.





7 comentários:

  1. Achei muito interessante voce resgatar as brincadeiras vivenciada pelos pais dos alunos e a partir disso confeccionar os brinquedos com material reciclado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. Ao mesmo tempo as crianças brincam, confeccionam seus brinquedos, resgatam os brinquedos dos pais e ainda preservam e cuidam do meio ambiente

    ResponderExcluir
  3. È ótimo resgatar com os alunos sobre brincadeiras. Confeccionar, tornar útil um material que provavelmente seria descartado na natureza. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu projeto e pela iniciativa em preservar o meio ambiente!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante seu projeto, principalmente porque trata da preservação do meio ambiente e desperta nas crianças o interesse pela confecção dos brinquedos.

    ResponderExcluir
  6. A confecção de brinquedos com matériais recicláveis mostra que as pessoas podem reutilizar materiais que ficariam jogados na natureza de maneira criativa e divertida, além de contribuir para preservar o nosso Planeta! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Excelente trabalho!
    Utilizar a reciclagem aliada a aprendizagem é o caminho para a mudança positiva em nossa sociedade. Parabéns!

    ResponderExcluir